Zoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugio

O Parque Zoológico de Bauru, que completa 44 anos de fundação no mês de agosto, foi presenteado com o nascimento de um filhote de bugio (Alouatta caraya). O nascimento ocorreu exatamente um mês atrás (04/03), mas só agora foi apresentado, porque o filhote estava em observação.

O pequeno bugio é observado de perto pelos funcionários do Zoológico, mas é a sua mãe que oferece todos os cuidados, sem a necessidade de nenhuma intervenção humana. É junto dela e de seu grupo que o filhote crescerá saudável e aprenderá comportamentos importantes para que, no futuro, possa se reproduzir e contribuir com a conservação de sua espécie.

Recentemente um jovem macho foi incluído no grupo de bugios do Zoológico Bauru, com o objetivo de se reproduzir com a fêmea mais velha, uma mãe experiente e sem vínculos de parentesco. Esse tipo de cuidado com a genética dos animais é especialmente importante para o nascimento de filhotes fortes e saudáveis.

A diretora do Zoo, Samantha Pereira Lima, explica que “ainda não dá pra saber o sexo do mais novo morador do Zoo, pois na espécie, as fêmeas adultas e filhotes de ambos os sexos possuem coloração bege, enquanto os machos, ao atingirem a maturidade sexual, adquirem a coloração preta”, afirma.

O bugio está entre os maiores primatas do Brasil e vem enfrentando o declínio de suas populações na natureza, devido principalmente à perda e fragmentação de seu habitat, vulnerabilidade a epidemias e pela caça. “A equipe do Zoo está muito feliz com este nascimento, fruto de muito trabalho e dedicação”, concluiu a diretora.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos