‘’ Eu defino Pilates como construção, tendo em vista que ele constrói um corpo verdadeiramente forte e capaz de realizar qualquer atividade que desejar, independentemente da idade’’
O Pilates é um tipo de exercício criado pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, e que tem ganhado cada vez mais adeptos por ser uma abordagem eficaz para promover a saúde e o bem-estar. Seus benefícios são extremamente eficazes para o fortalecimento muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e consciência corporal.
Letícia Zorzin, fisioterapeuta e instrutora de Pilates explica a importância da técnica para um estilo de vida mais saudável.
LETÍCIA, VOCÊ TRABALHA COM UMA TÉCNICA CHAMADA ‘’ PILATES CLÁSSICO’’, NO QUE ISSO CONSISTE?
Primeiramente, o Pilates é uma atividade que trabalha o corpo todo e melhora significativamente a flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação motora. Ele trabalha principalmente os músculos mais profundos, assim como os estabilizadores, que é diferente da musculação, por exemplo, que foca nos grandes músculos. Já na diferenciação, o Pilates clássico é mais fiel ao método criado por Joseph Pilates, pois utiliza os exercícios originais. Além disso, ele é um trabalho gradual, que inicia no básico e vai até os exercícios mais avançados, de acordo com o desenvolvimento do aluno.
QUAL A DIFERENÇA DO PILATES CLÁSSICO E DO PILATES CONTEMPORÂNEO?
O Pilates contemporâneo é uma adaptação do Pilates clássico. Essa adaptação ocorreu ao longo do tempo, com criação de exercícios novos e métodos diferentes de trabalho.
QUAIS OS REQUISITOS PARA SER PROFESSOR DE PILATES?
É necessário ser fisioterapeuta, educador físico ou outro profissional do movimento, assim como dançarinos.
QUAL A DIFERENÇA DO PILATES DAS OUTRAS MODALIDADES DE ATIVIDADE FÍSICA?
O Pilates, por ser mais individualizado e pontual, é muito eficaz para atingir resultados e objetivos específicos de cada pessoa. Além disso, há o acompanhamento de um profissional durante todo o treino, e o fato de ter hora marcada faz com que o aluno tenha um maior compromisso, o que leva ao tão sonhado hábito de praticar atividades físicas. Ele também ajuda em questões psicológicas, aliviando estresse e sintomas de ansiedade, e pode ser aliado a outros exercícios, pois contribui para o fortalecimento dos músculos, evitando o risco de lesões.
COMO O PILATES PODE AJUDAR EM DORES CRÔNICAS?
Ele ajuda fortalecendo o mobilizando o corpo, pois ao ter um corpo mais forte, com menos tensão e com uma postura mais adequada, essas dores podem ser aliviadas, além disso, ele é muito eficaz para correção postural, o que pode até mesmo prevenir vários tipos de dores.
O PILATES PODE SER PRATICADO SEM INSTRUTOR?
A figura do professor é importantíssima para análise do exercício e eventual correção de más execuções, tendo em vista que pode haver sobrecarga e lesões, o que não aconteceriam com o acompanhamento profissional adequado.
DEFINA PILATES EM UMA PALAVRA
‘’ Eu defino Pilates como construção, tendo em vista que ele constrói um corpo verdadeiramente forte e capaz de realizar qualquer atividade que desejar, independentemente da idade’’
Entrevistada: Letícia Zorzin @lezorzin.pilates), Fisioterapeuta graduada pela USP – Ribeirão Preto (CREFITO 339999-F), Instrutora de Pilates Clássico, Stúdio localizado na Rua Floriano Peixoto, 467, Centro, Jaú – SP, telefone: (14)99928-1189
Entrevista feita por Will Albuquerque (@willalbuquerque), articulista desse jornal eletrônico. telefone: (14) 99634-5039.