O Instituto Usina dos Sonhos e o Projeto Coragem se uniram para incentivar ações ambientais entre os jovens. O projeto será financiado com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A ideia surgiu há dois anos. “Ele começou a ser concebido quando o Instituto teve a vontade de desenvolver projetos na área de educação ambiental e quis implementar isso no município e convidou a entidade para ser parceira”, conta a representante do Projeto Coragem, Gabriela Rezende.
O projeto tem como objetivo formar multiplicadores ambientais. “Vamos realizar oficinas com os jovens do Projeto Coragem, para que desenvolvam habilidades como agentes ambientais, sempre voltado para a educação ambiental”, explica.
O Fehidro é um fundo disponibilizado através dos comitês de bacia. “Dois Córregos pertencente à bacia do Tietê-Jacaré e encaminhou o projeto, que foi aprovado. Recentemente fomos comtemplados com o recurso e já colocamos o projeto em andamento”.
As oficinas deverão ter início em outubro. “Já contratamos a equipe e agora estamos realizando reuniões de planejamento”, afirma Gabriela.
Elisângela Spigolon, que também faz parte do Projeto Coragem, destaca a importância da iniciativa. “Os jovens têm grande potencial e vamos conseguir identificar como eles se relacionam com o meio ambiente e como eles podem contribuir para uma Dois Córregos melhor. Estamos pensando na sistemática das oficinas para obter o melhor resultado possível para o Projeto Coragem, para os adolescentes e para o Instituto”, ressalta.
O projeta já se encontra na reta final de elaboração e é aguardado com ansiedade. “Temos muitos projetos na entidade, mas nenhum voltado para as questões ambientais. Quando fomos convidados, foi uma surpresa. Será muito importante para os nossos jovens, porque eles estarão envolvidos em algo que nunca fizeram”, destaca a presidente do Projeto Coragem, Mara Haddad.