O que se passou na cidade de Dois Córregos durante a Revolução de 1932? Reproduzo trechos de artigo do jornal Independente publicado em 2019. Dou outra redação.
O livro Painéis Históricos de Dois Córregos do historiador Anor Scantimburgo pinça notícias publicadas no jornal O Democrático, na época. Jovens de Dois Córregos incorporaram-se ao Batalhão da Capital. Seguiram para a luta: Aristides Della Dea, Oscar Novakoski, Napoleão Corazza, Alvides Zanetta, Domingos Piva, Pedro de Oliveira Lima, Décio da Silveira Neuber, Rino Cera, Vicente Napolitano, Antonio Rizziti e Pedro Carmesini, dentre outros. A cidade montou dois fundos. Um para a guerra, arrecadando 6 contos de reis. Outro para manter as famílias dos combatentes.
São Paulo foi invadido pelo norte por tropas mineiras, ao leste pelas cariocas e pelo sul por sulistas fieis a Getúlio. A batalha durou 84 dias, morreram até 2200 pessoas. Em 1934 Getúlio promulga uma nova constituição. Em 1937 cria o Estado Novo e instala mais uma ditadura. Desposto em 1945. Retorna ao poder democraticamente em 1950. Vence com 48% dos votos, Eduardo Gomes e Cristiano Machado. Em 24 agosto de 1954 Getúlio se suicida com um tiro no peito: ” Saio da vida para entrar na história”.