Uma expedição descobriu a existência de exemplares de duas espécies de plantas nativas consideradas extintas. Outras 18 espécies atualmente em processo de extinção no estado de São Paulo, dentro do parque Parque Estadual Lagamar, de Cananeia. Litoral sul do estado.
O grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), realizou a pesquisa de campo em uma unidade de conservação ambiental. O objetivo da pesquisa foi registrar características da flora local. NO trabalho, depararam com os exemplares da Myrcia loranthifolia e da Peperomia diaphanoides, classificadas como extintas no território paulista.
As plantas foram encontradas em uma área preservada da restinga. Floresta junto à costa litorânea. A Myrcia loranthifolia é arbustiva, arbórea, da família da jabuticaba e da pitanga (Myrtaceae). São maiores que suas similares. Já a Peperomia diaphanoides é uma erva epífita. Costuma viver acoplada em outras árvores, sempre no alto. Por causa disso, foi preciso contar com o auxílio de um “escalador” de árvores para acessá-la. Além disso, foram encontradas 18 espécies nativas presentes em listas de espécies ameaçadas de extinção nas categorias perigo, vulnerável e criticamente em perigo.