O objetivo é dar voz à população e conquistar recursos para a cidade
Na tarde desta quarta-feira (18), o Município de Dois Córregos realizou a 13° Conferência da Assistência Social. Essas conferências são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de caminhos para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São espaços que permitem o debate, a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos sociais dos seus usuários.
A realização de uma Conferência faz parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por isso, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental.
As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. No Município dois-correguense foram discutidos cinco eixos, tanto da assistência municipal quanto das entidades. Participaram representantes da sociedade civil e do órgão gestor.
Todas as ideias e sugestões são de extrema importância, pois todas as propostas são levadas à Conferência Estadual. Nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.
O objetivo é dar voz à cidade de Dois Córregos, e com a união dos outros Municípios, há uma maior facilidade na conquista de recursos.
A Conferência foi realizada de forma hibrida. Uma parte compareceu presencialmente enquanto a outra remotamente. Os responsáveis pelo evento foram: a Diretora do Departamento de Ação Social, Mara Haddad, e o Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Roberto Gonçalves da Cruz Júnior.