Os animais de 0 a 24 meses devem ser vacinados até o fim do próximo mês
Durante todo o mês de novembro acontecerá a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Dois Córregos, que é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.
A vacinação é realizada duas vezes ao ano, em maio, para bovinos e bubalinos de todas as idades e em junho, também para bovinos e bubalinos, porém que possuem de 0 a 24 meses.
O procedimento começa com a contagem dos animais, e em seguida, o proprietário deve comprar as vacinas em uma agropecuária de acordo com a quantidade de animais. Depois da vacinação, o proprietário deve entrar no site da agropecuária do estado de São Paulo, e realizar o login e a senha para fazer a declaração de vacinação.
Alex Dukas, veterinário, convoca os proprietários de bovinos e bubalinos para participarem da campanha, que se estende até o dia 30 de novembro, pois se os animais não forem vacinados, os donos serão multados por cabeça. Além da Febre Aftosa, é importante a vacinação contra a Brucelose, que é uma infecção provocada por bactérias do gênero Brucella e é transmitida de animais infectados para o ser humano. A vacina é aplicada em fêmeas de 3 a 8 meses que fazem parte do rebanho.