Luzes estranhas nos céus

Nos últimos dias, neste mês de novembro de 2022, temos visto matérias exibidas nos jornais televisivos divulgando declarações de pilotos de linhas comerciais, sobre a presença de luzes estranhas, acompanhando as aeronaves. Avistamentos tem ocorrido na região de Porto Alegre, imediações do aeroporto Salgado Filho, exceto um que declara ter sido acompanhado desde o aeroporto de Confins (Minas Gerais) até Salgado Filho (Porto Alegre). As luzes são pontuais e descritas como tendo movimentos próprios, às vezes se cruzando e outras vezes descrevendo movimentos espirais. Também mudam de cor e por vezes se “apagam” para reascender logo em seguida. Volta à cena, o termo “OVNI” – Objeto Voador Não Identificado ou “OANI” – Objeto Aéreo Não Identificado que, em absoluto, não quer dizer “Disco Voador” ou “ET’s”.

 Ora, enquanto não se souber exatamente do que se trata, o termo “OVNI” pode ser usado sem problema algum. Mas, afinal, o que poderia ser essas luzes?

Está descartada a possibilidade de reflexos (raios crepusculares), pois o horário dos avistamentos aconteceu por volta de 23h o que elimina a possibilidade. Atualmente, os drones tem causado muita confusão, mas dificilmente seria o caso, pois os objetos estavam à grandes altitudes, acima de 11 mil metros, altitude de cruzeiro das aeronaves. Drones militares podem alcançar essas altitudes, porém não faz sentido um drone militar totalmente iluminado; até pelo contrário, costumam ser furtivos.

Temos nessas latitudes a chamada “anomalia magnética do Sul” e até o momento ninguém expôs um fenômeno que pudesse ter sido associado.

 Complicando ainda mais as ocorrências, não houve também registros de contato por radar, apenas visual e por diversas testemunhas/pilotos.

Seja lá o que for, por hora, só podemos aguardar novos desdobramentos, pois já foram três ou quatro ocorrências, em dias distintos, acontecendo na mesma região.

Marcio Rodrigues Mendes – professor de física, pós graduado em Radioastronomia.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos