Diagnóstico precoce aumenta em mais de 90% as chances de cura
Estamos no mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este é o segundo tipo de tumor que mais mata homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2019 a 2021, foram registradas mais de 16 mil mortes. Para reverter esse quadro, a campanha Novembro Azul busca chamar a atenção dos homens sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Segundo o urologista Pedro Pajolli, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, quando diagnosticado precocemente, a doença tem mais de 90% de chances de cura. “O câncer de próstata só gera sintomas tardiamente, quando a doença já está avançada, tais como urina no sangue, dor ou até mesmo a parada da saída da urina. Por isso, o ideal é fazer, no mínimo, uma avaliação anual com o urologista visando o diagnóstico precoce”, orienta.
De acordo com o especialista, os principais fatores de risco estão associados a hereditariedade, ou seja, parentes de 1° grau com câncer de próstata têm duas vezes mais chance de ter a doença do que a população em geral. “Caso haja dois parentes com a neoplasia, esse risco aumenta em seis vezes. O câncer de próstata também acomete mais os afrodescendentes. Devido a um fator genético, eles tem duas vezes mais risco. Obesidade e consumo de alimentos ricos em gordura são outros fatores”.
Como prevenir
O médico enfatiza que, para prevenir a doença, o paciente deve passar pela avaliação do urologista e realizar o exame clínico, o toque retal. “Salientamos que o toque é um exame rápido, cerca de cinco segundos, e de grande importância, uma vez que a próstata pode ser mensurada para que seja avaliada a presença de algum nódulo sugestivo de câncer. Sabemos que cerca de 20% dos tumores são diagnosticados apenas por meio do toque”, explica. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens de etnia negra ou aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata iniciem a avaliação urológica com 45 anos, enquanto que os demais devem começar aos 50 anos.