4 milhões é o prejuízo causado pela enchente em Dois Córregos

Situação de Emergência valerá até junho. A medida foi decretada e homologada tanto em nível Estadual quanto
Federal após chuva ocorrida no dia 28 de dezembro.

Karina Catto

Os problemas causados pela chuva no final do ano ainda são vivenciados pelos moradores de Dois Córregos. Os principais transtornos são consequência do rompimento da Barragem do Tanque Paulista e por isso alguns bairros tiveram o abastecimento de água prejudicado, há também a dificuldade de acesso a áreas rurais por conta da queda de pontes, no total foram 12 que ficaram parcial ou completamente destruídas, além dos danos em 42 residências que ficaram alagadas e 40 pessoas desalojadas.


A situação de emergência foi decretada na quinta-feira dia 29 de dezembro e terá duração de 180 dias. No documento a prefeitura esclareceu que as fortes chuvas num espaço curto de tempo provocaram o rompimento de diques na zona rural e isso fez com que houvesse uma demanda de água anormal no Rio do Peixe e como consequência a maior enchente do município nos últimos anos.


De acordo com o prefeito, Ruy Fávaro, na última segunda-feira, 10, foi realizada uma reunião com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas e ele demonstrou grande preocupação com a barragem da ETA, por isso já foi iniciado um estudo de viabilidade do custeamento desta obra, técnicos devem visitar Dois Córregos na próxima semana para avaliar os custos da reconstrução desta barragem. O governo do Estado também assumiu o compromisso de reconstruir duas pontes no município.


O prefeito informou ainda que durante esses 180 dias da Situação de Emergência haverá o início das obras para a recuperação dos danos causados pela enchente, como já citado o rompimento da barragem do Tanque Paulista, recuperação asfáltica, reparos nas pontes entre outros problemas.

Saaedoco pede economia de água a população

Autarquia tem captado água diretamente do rio para que os moradores continuem com abastecimento.

A barragem do Tanque Paulista é responsável por abastecer 60% do município de Dois Córregos, ou seja, mais de 6 mil casas recebem a água que é captada nesta estação que hoje opera de forma provisória.

Barragem do Tanque Paulista em Dois Córregos: antes e depois da forte chuva e do rompimento. Foto: Prefeitura Municipal


De acordo com o Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto Saaedoco, Fernando Carlos Mashorca atualmente a água tem sido retirada diretamente do rio, passa pelo tratamento e é enviada às casas dos moradores. “Tivemos uma situação de extrema gravidade, uma tragédia. Hoje não temos mais reservatório de água em nossa cidade, por conta do rompimento da barragem do Tanque Paulista, por isso gostaria que as pessoas visitassem o local pra ter ideia da dificuldade que estamos tendo para tratar a água e pedimos a economia”, desabafou.


Segundo ele, ainda teremos períodos de corte no abastecimento, principalmente nos dias de chuvas, já que a água chega ao rio suja impossibilitando o tratamento. “Hoje o município está com abastecimento completo e como não está faltando água nas torneiras as pessoas tem a falsa impressão de que tudo foi resolvido, mas é preciso que os moradores continuem economizando até que a situação seja resolvida.


Ele informou que nos próximos dias será feito um trabalho de barramento do Rio do Peixe, elevando assim o nível de captação da água para a instalação de bombas elétricas que vão suprir o tratamento de água na cidade.
Para resolver de maneira definitiva o problema da água em Dois Córregos, de acordo com a prefeitura existe a expectativa de que haja um investimento de 5.800.000,00 milhões de reais na perfuração de um novo poço. O prazo para que esta obra seja realizada não foi informado.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos