A Estância Turística de Barra Bonita, no interior de São Paulo, realiza uma grande programação cultural em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. O evento, que acontece de 18 a 20 de novembro, na avenida Rosa Zanella Petri, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Associação Cultural Afro Barra e a Garagem da Dança.
“O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade de refletirmos sobre a história e a cultura afro-brasileira”, afirmou a secretária municipal de Cultura de Barra Bonita, Maria Aparecida Candido Victorino De França.
. “A programação que preparamos é um convite para que todos conheçam mais sobre essa importante parte da nossa história.”
A programação começa no sábado, dia 18, com uma sessão solene de abertura no teatro municipal Professora Zita de Marchi, a partir das 19h30. Na ocasião, haverá homenagens a personalidades negras que contribuíram para a história e a cultura da cidade.
No domingo, dia 19, as apresentações acontecem na avenida Rosa Zanella Petri. Às 9h30, a banda Amukenguê, comandada pelo mestre Marcial, fará uma apresentação com a bateria de Olodum de Jaú. Em seguida, haverá desfiles de danças típicas e da Garagem da Dança, das 10h30 às 12 horas.
Às 12 horas, a banda Sorriso Novo, de Barra Bonita, se apresenta na tenda do samba. Em seguida, às 15 horas, a mesma banda volta ao palco principal. Às 16 horas, o cantor Thiaguinho, que é natural de Barra Bonita, faz uma apresentação especial. Para encerrar a noite, às 18 horas, a banda Sinhá sobe ao palco.
No dia 20, feriado municipal de Barra Bonita em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a programação continua com apresentações musicais na avenida Rosa Zanella Petri. Às 15 horas, a bateria Nota 10, comandada pelo mestre Ivanil, faz uma apresentação.
Em seguida, às 16 horas, a banda Sorriso Novo volta ao palco. Para encerrar a noite, às 18 horas, a cantora Looira do Samba faz uma apresentação.
Além das apresentações musicais, a programação também inclui uma feira criativa, que acontece das 9h30 às 16 horas no domingo, 19. A feira reunirá artesãos e artistas locais que irão expor e vender seus produtos.
O evento é gratuito e aberto a toda a população. A expectativa é que milhares de pessoas participem da programação, que tem o objetivo de promover a cultura e a diversidade afro-brasileira