ALERTA!

Os recentes casos de montagens de fotos nuas de alunas de colégios particulares de Belo Horizonte, Recife e do Rio de Janeiro acenderam um alerta sobre o uso da inteligência artificial e os riscos de crimes digitais. A divulgação dessas imagens falsas segue em investigação pela polícia e, apesar de ainda não existir uma legislação específica sobre o tema, há um projeto de lei, em fase de audiência pública, para regulamentar o uso de inteligência artificial.

A advogada Andréa Barros Augé (@aandreaauge), especialista em Direito Digital e crimes na internet, nos informou sobre a manipulação por meio da inteligência artificial. Ela destaca que, com o uso de algoritmos de Deep Fake, cenas de nudez são reproduzidas sem o consentimento da vítima.

Drª Andréa ressalta que utilizar ferramentas para criar falsos nudes e compartilhá-los é crime. Enfatiza também que essa é mais uma maneira de expor mulheres na internet sem a autorização delas, sendo uma forma de violência que se torna cada vez mais comum.

Fonte: direitonews.com.br

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos