Novo Conselho Municipal de Política Cultural é empossado em Pederneiras

Na segunda-feira, dia 6 de dezembro, foi realizada a cerimônia de posse do novo Conselho Municipal de Política Cultural de Pederneiras, para a gestão 2023-2025. O evento aconteceu no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, que tem como objetivo propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura no município, em consonância com o Plano Municipal de Cultura, o Sistema Nacional de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura.

O Conselho é composto por 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes, divididos entre representantes do poder público e da sociedade civil. Os representantes do poder público são indicados pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo, Educação, e Esportes, Lazer e Juventude, e pelas associações comerciais e/ou industriais. Os representantes da sociedade civil são eleitos por meio de votação popular, entre os candidatos das áreas culturais de livro e literatura, dança/movimento, artes cênicas, linguagens plásticas, música, e cinema e vídeo. Confira a os membros do Conselho no final desta matéria.

A presidente do Conselho, Adriana Menezes de Camargo Couto, que também representa a área de Livro e Literatura, falou sobre os desafios e as expectativas para a nova gestão. “O Conselho tem um papel fundamental na construção e na defesa da cultura em Pederneiras. Nós queremos fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, ampliar a participação popular, incentivar a diversidade cultural, e garantir os direitos culturais dos cidadãos. Temos muitos projetos e ideias para colocar em prática, e contamos com o apoio de todos os conselheiros, dos gestores públicos, dos artistas, dos produtores culturais, e da comunidade em geral”, disse a presidente.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos