Senado aprova bolsa para estudantes do ensino médio da rede pública; projeto vai a sanção
Proposta deve beneficiar 2,5 milhões de jovens e reduzir evasão escolar; público-alvo são alunos com renda familiar de até R$ 218
O plenário do Senado aprovou o projeto de lei que cria uma bolsa estudantil para incentivar jovens a concluir o ensino médio. A iniciativa prevê o benefício para os estudantes cadastrados no CadÚnico, que sejam contemplados pelo Bolsa Família, ou para jovens de 19 a 24 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), o projeto teve relatoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que avalia a iniciativa como um estímulo aos adolescentes. “A medida legislativa propõe promover a permanência dos estudantes, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade, focando em uma formação ampla, com maior qualidade, e com um ensino médio cada vez mais decente”, disse Teresa no plenário.
A prioridade do projeto são os estudantes com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, e a expectativa é beneficiar 2,5 milhões de jovens. A seleção dos alunos obedecerá a critérios de inscrição no CadÚnico, e poderá seguir ainda outros critérios de vulnerabilidade social, matrícula em escola em tempo integral e a idade do estudante contemplado.
Fonte: r7.com