A Secretaria de Cultura por meio do Conselho da Comunidade Negra, informa a alteração do local do “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, que estava marcado para este domingo (21), às 18h, no Parque Vitória Régia. Devido à previsão de chuva, o evento foi transferido para o Centro Cultural de Bauru, na avenida Nações Unidas, 8-9, no mesmo horário.
O objetivo é proporcionar um diálogo entre representantes de diversas religiões sobre a ancestralidade africana, intolerância e racismo religioso no Brasil, visando a convivência pacífica na sociedade. A intolerância religiosa, que envolve discriminação e ofensas a práticas religiosas, é destacada como um problema persistente.
Um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos ressaltou, em 2016, um aumento significativo nos registros de casos de intolerância religiosa no Brasil, sendo as religiões de matrizes africanas as mais atacadas.
O evento é aberto a todos os munícipes e conta com a participação de grupos voluntários, incluindo o Grupo de dança Cigana da professora Graciele Zotino, Bateria Sankofa GRESC Pérola Negra, Grupo de Tambores e ritmos WÉ TÓ ILÚ, BALLET BELA VISTA, Grupo de Capoeira VERA CRUZ e COMUNIDADE EM AÇÃO.
A abertura será conduzida pela Presidenta do Conselho da Comunidade Negra, Sebastiana Gomes, e o Secretário executivo, babalorixá José de Bara Figueiredo, que mediarão o diálogo sobre intolerância religiosa com os representantes das religiões participantes.