A Prefeitura de Lençóis Paulista inicia um mutirão de coleta de inservíveis, com foco em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegytpi, a partir da segunda-feira, 22 de janeiro. A iniciativa é das Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil. Neste momento, o mutirão vai se concentrar nos seguintes bairros: Vila Cruzeiro, São João, Mamedina, Contente e Baccili, onde vem ocorrendo um número grande de notificações de casos de dengue.
A orientação para os moradores é que deixem na rua os inservíveis, principalmente itens que podem acumular água, como pneus, garrafas, e baldes, pelo menos um dia antes do cronograma da coleta. Podem ser destinados para a coleta de inservíveis, ou mutirão, restos de móveis em geral, como colchões, madeiras e sofás, entre outros. Não serão coletados galhos, ou resíduos vegetais em geral, lixo eletrônico e entulhos da construção civil.
O mutirão vai passar na Vila Cruzeiro e São João entre os dias 22 e 24 de janeiro. Entre os dias 25 e 27, o mutirão passa na Vila Mamedina. Nos dias 29, 30 e 31, é a vez da Vila Contente e Baccili. A iniciativa deve ser estendida para outras regiões da cidade.
O cronograma do mutirão também será informado aos moradores destes bairros pelos agentes comunitários de saúde, com alguns dias de antecedência, além da divulgação na imprensa e nas mídias sociais da Prefeitura.