A prefeita Suéllen Rosim recebeu o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, em evento do governo do Estado em Bauru. O encontro é parte da segunda fase da regionalização da saúde, após a realização das primeiras reuniões no ano passado. O objetivo é pactuar os procedimentos que cada região necessita, de forma compartilhada com todos os municípios, por meio de um termo de acordo e compromisso, otimizando os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista, que destina investimentos adicionais de cerca de R$ 2,8 bilhões anualmente a Santa Casas e entidades filantrópicas. A secretária de Saúde, Giulia Puttomatti, também participou.
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde realizou um seminário para aprofundar o debate sobre soluções para as três áreas mais relevantes observadas pelo programa de regionalização, que envolvem saúde mental, oncologia e cardiologia. A regionalização é uma proposta para diminuir desigualdades, aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento em hospitais e serviços de saúde.
Outra medida anunciada pelo Estado é a nova Tabela SUS Paulista, que vai pagar até cinco vezes mais pela realização de procedimentos médicos e hospitalares realizados pelo SUS aos prestadores filantrópicos, além de ampliar o acesso da população aos serviços, elevar a qualidade de atendimento e reduzir o tempo de espera nas filas.
A prefeita Suéllen Rosim afirmou que Bauru vem discutindo melhorias com o governo estadual. “Já tivemos avanços importantes, como a ampliação da capacidade do Hospital das Clínicas, e estamos sempre em diálogo com o Estado para que novos investimentos sejam feitos em Bauru, pois os hospitais que ficam no município atendem toda a região. O município tem feito investimentos na atenção básica, sabemos dos enormes desafios, mas muito já foi feito. A Saúde tem demandas que não param, o investimento é permanente”, concluiu a prefeita.