Mais de 100 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, com queimaduras nas córneas devido ao contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos, na segunda (25) e na terça-feira (26).
São pessoas que fizeram tranças ou outros penteados fixados com o produto para as comemorações de Natal e, ao molharem o cabelo, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos.
A Ivisa-Rio (Vigilância em Saúde) e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio, órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciaram uma apuração epidemiológica para identificar quais são as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.
“A maioria dos pacientes apresenta uma conjuntivite ou ceratite química causada pelo contato com a pomada. E, quanto maior a quantidade do produto que escorre para os olhos, mais grave pode ser a lesão. Alguns estão chegando com muito inchaço nos olhos e sem conseguir enxergar, tendo que ser guiados por acompanhantes. São quadros considerados bem graves”, disse, em nota, a diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos.
Fonte: R7.com