A Coordenadoria Executiva de Políticas Éticas-Raciais, por meio da Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, iniciará o “Projeto Quilombinho”, que consiste em trabalhar a construção da conscientização racial em crianças e adolescentes de 7 a 13 anos. A proposta é dialogar de forma lúdica sobre a temática racial, através de contação de histórias com protagonistas negros, assim como vídeos, pinturas em desenhos, além de diversas atividades como brincadeiras africanas e o respeito à diversidade.
O projeto se realizará uma vez por mês, tendo início no dia 13 de março, próxima quarta-feira, das 9h30 às 10h45, para as crianças de 7 a 9 anos, e no dia 27 de março, das 14h30 às 15h45, para crianças de 10 a 13 anos. Cabe ressaltar que é necessário fazer as inscrições e serem acompanhados dos pais ou responsáveis para acompanhar as atividades.
A coordenadora de Políticas Éticas-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância do projeto. “O Quilombinho é uma demanda antiga e extremamente urgente, visto que a maior parte das denúncias acontecem no ambiente escolar. Portanto estamos indo na contramão do racismo, tentando preveni-lo, partindo do pressuposto de que ninguém nasce racista, as pessoas assim o tornam de acordo com o ambiente que vivem e com as relações que constroem ao longo da vida. E se pudermos, desde cedo, plantar a sementinha da conscientização, acreditamos que pelo menos para esse público, a mudança fará a diferença no futuro. O projeto está aberto para todas as crianças, independente de raça ou cor, pois o objetivo é que juntos possamos rescrever uma nova história, onde no final não tenha o fantasma da discriminação assombrando e adoecendo nossas crianças”, comentou.
Para mais informações e inscrições, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (16) 99626-9466 e pelo (16) 3333-2035 ou diretamente na Casa SP Afro Brasil, que fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier.