Bariri de Azul: Escolas de Bariri celebram Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No último domingo (2) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas, tem como objetivo trazer destaque para a difusão de informações sobre o autismo, buscando, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelos transtornos.

Em decorrência dessa data, o município de Bariri organizou nessa segunda-feira (3) uma ação em comemoração.

A EMEF Euclydes Moreira da Silva realizou uma passeata com seus alunos até a Praça da Matriz. Estiveram presentes o prefeito do município, Abelardo Simões Filho, o chefe de gabinete, Paulo Grigolin, a presidente do Fundo Social, Anaí Simões, e a diretora da educação, Stefani Borges. Professores da escola Euclydes e outros membros da Diretoria de Educação também prestigiaram a atividade.

As demais escolas de ensino fundamental do município também organizaram programações especiais.

Segundo a diretora de educação, Stefani Borges, o transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento.  “Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam”, explica Stefani.

O prefeito de Bariri, Abelardo Simões, destaca a importância dos eventos de conscientização sobre o autismo e convida a população a participar da campanha #BarirideAzul. “Há desde pessoas com outros transtornos, doenças e condições associadas, como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Até por isso é tão importante conhecer os transtornos do espectro autista”, pontua Abelardo.

FOTOS:

Alunos da escola Euclydes participam de passeata (FOTOS: Giovana Bravin e Mauê Duarte)

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos