Dezembro é o mês de conscientização da prevenção do câncer da pele e a campanha Dezembro Laranja alerta para os riscos e cuidados durante a exposição ao sol. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove neste sábado (02/12), das 9h às 15h, no Instituto Lauro de Souza Lima, exame dermatológico preventivo gratuito.
As vagas são limitadas e o atendimento será realizado por ordem de chegada. Equipes efetuarão acolhimento gratuito para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Os interessados devem comparecer no Instituto, localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226, entrada pelo Parque Santa Terezinha, com acesso pela rua Lauro de Souza Lima.
O câncer da pele
Representando 33% de todos os diagnósticos da doença, o câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros. É provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem três tipos: carcinoma basocelular é o mais comum e surge em regiões expostas ao sol como face, orelhas, pescoço, ombros, tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. O carcinoma espinocelular pode aparecer em todas as partes do corpo, sendo mais comum nas áreas expostas ao sol, tem coloração avermelhada, podendo parecer uma verruga ou ferida que não cicatriza. Já o melanoma é o menos frequente e tem alto índice de mortalidade. Apesar disso, as chances de cura são superiores a 90% quando detectado precocemente, tem aparência de pinta que muda de cor, de formato e de tamanho.
Alguns fatores podem elevar o risco de desenvolvimento da doença, por exemplo, ter algum familiar que tem ou já teve câncer da pele, ter apresentado queimaduras de sol que deixam a pele muito vermelha e ardendo durante a vida, ter muitas sardas ou pintas pelo corpo, ter a pele muito clara, já ter apresentado câncer da pele ou ter mais de 65 anos de idade.
Mesmo com os fatores de risco, qualquer pessoa está sujeita a desenvolver a doença e a melhor maneira de se proteger do câncer, das manchas de pele e do envelhecimento precoce é a prevenção. Medidas simples fazem a diferença: aplique protetor solar FPS 30 ou com fator de proteção maior diariamente, reaplicando durante o dia; use camiseta, chapéu ou boné e óculos de sol com proteção UV quando exposto ao sol; evite o sol entre 9h e 15h. Em caso de dúvida ou se perceber alguma anormalidade na pele, procure uma unidade de saúde.
Proteção é essencial!
O sol emite três tipos de raios ulttavioleta: UVC que é barrado pela camada de ozônio, UVB cuja maior incidência acontece entre 9h e 15h e UVA que tem 95% de toda a radiação UV. A incidência dos raios acontece mesmo nos dias nublados, pois as nuvens não filtram os raios e o mormaço queima a pele com a mesma intensidade do sol direto. Vale ressaltar que cada pele reage de uma forma a radiação do sol, mas todas precisam de proteção. O uso diário do protetor solar com fator de proteção 30 ou mais, seguindo as reaplicações indicadas pelos fabricantes, é essencial para prevenir o câncer da pele, o surgimento de manchas e o envelhecimento precoce.
Prefeitura de Bauru