O Jardim Botânico completa 30 anos de atividades nesta segunda-feira (04/03), e são muitos os motivos para comemorar. Durante esta trajetória, os trabalhos estiveram focados em estruturar o espaço de maneira que fosse possível conciliar conservação, educação, pesquisa e lazer em um mesmo ambiente.
O resultado deste trabalho culminou em uma ocupação de 40 mil metros quadrados, onde se localizam as áreas de visitação pública, associada e integrada com praças, áreas verdes, coleções de plantas vivas, viveiros de produção de mudas, laboratórios, herbário, centro de visitação, centro de educação ambiental, sede administrativa, banheiro público e estacionamento, trilhas e mirantes.
A estrutura física atual conta com 22 funcionários, permitindo que o Jardim Botânico mantenha e conserve uma coleção de plantas de 2.225 indivíduos, distribuídos em 408 espécies, sendo 18 espécies ameaçadas de extinção, recebendo por ano, em média, 6 mil pessoas em trabalhos de educação ambiental e 70 mil visitantes espontâneos.
O diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto, lembra que o Jardim Botânico é uma referência na conservação de espécies de plantas, especialmente aquelas que são nativas da região. “Esta trajetória de conquistas nos enche de orgulho, mas existem desafios, novas metas e sonhos que ainda temos que alcançar. Cumprimos um papel primoroso na conservação de um importante remanescente do cerrado paulista e proporcionamos à população um contato direto com este ambiente”, comenta.
Nestes 30 anos foram criadas importantes parcerias e uma forte integração com as pessoas que visitam o local e que acabaram se tornando importantes testemunhas do trabalho realizado pela equipe do Jardim Botânico.
Para comemorar essa data tão significativa, estão sendo preparadas inúmeras ações comemorativas, que podem ser conferidas pelo site, em www.jardimbotanicobauru.com.br, e pelas mídias sociais – Facebook e Instagram – do Jardim Botânico