A sessão extraordinária realizada nessa quinta-feira, dia 19, na Câmara Municipal aprovou a destinação de uma verba de R$ 550 mil da Prefeitura Municipal para a Santa Casa de Misericórdia de Dois Córregos. O valor será utilizado para o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários.
A sessão foi agendada após uma reunião realizada na última segunda-feira, com os vereadores, interventores da Santa Casa e autoridades. O encontro teve como objetivo esclarecer a origem do dinheiro, que a Prefeitura propôs, por meio de um projeto de lei, encaminhar à Santa Casa. As dúvidas foram levantadas pela Comissão de Justiça e Redação, presidida pela vereadora Cristina Cury.
Para o presidente da Câmara Municipal, Maurício Prado, a reunião foi muito importante para a elaboração do parecer final sobre o projeto. “Havia dúvida de onde estava vindo este dinheiro e a reunião esclareceu muita coisa para os vereadores. Agora não resta dúvidas”, explica.
Ainda de acordo com o presidente, o dinheiro estava sendo depositado desde 2017 em um Fundo Municipal de Saúde. “É um valor muito importante, que garantirá o pagamento do 13º salário dos servidores da Santa Casa”.
A sessão estava programada inicialmente para às 10h, mas um novo questionamento foi apontado e a votação foi temporariamente suspensa. A presidente da Comissão expôs a situação na Rádio Cultura Regional e, durante a tarde, a sessão foi retomada e o projeto aprovado. “O meu relatório era favorável de qualquer forma. Não podemos tornar vítimas pessoas inocentes. Houve erro no projeto, mas que puderam ser revisados. Graças à nossa conversa na rádio, a Elaine trouxe o documento exigido e o bom senso venceu”, afirma.
A observação feita pelos vereadores é de que o projeto seria aprovado se o valor destinado à Santa Casa fosse utilizada para pagamento de contas futuras e não de dívidas antigas da instituição.