O Centro Cultural “Nilson Prado Telles” exibirá no próximo dia 1° de novembro o filme “Cine São Paulo”. O longa conta a própria história do cinema de Dois Córregos e a luta de Francisco Prado Telles para manter vivo o cinema mais antigo em funcionamento no país.
O documentário tem direção de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli. A sessão de estreia em Dois Córregos marca o lançamento do filme em um circuito nacional de cinemas. Até agora, a obra havia sido exibida apenas em festivais. “O Cine São Paulo só tinha passado em festivais, porque ele precisava ser lançado comercialmente, e isso ainda não tinha sido feito. Para exibir comercialmente você tem que se programar, tem que encontrar uma distribuidora e isso só foi possível agora, porque custa muito dinheiro, não é fácil”, conta o protagonista da história, Francisco Prado Telles, mais conhecido como Sêo Chico.
A gravação do longametragem começou em 2015, junto com a reforma do cinema. “O Ricardo Martensen me ligou e eu contei sobre a reforma. Ele disse que viria para cá para mostrar essa reforma e eu disse para vir, porque ele ia ter uma bela história para contar”, diz.
A ideia inicial era produzir um documentário de 26 minutos, mas algo tão especial não poderia ficar restrito a tão pouco tempo. “Foram mais de 50 horas gravação. Com o passar do tempo, juntou-se tanto material, que ele resolveu se aventurar no longametragem”, conta Chico.
O resultado final foi um documentário longametragem com duração de 1h16. “Em 2017, o filme foi selecionado para o festival ‘É Tudo Verdade’ e recebeu muitos elogios. Depois foi exibido no festival em Buenos Aires, em Washington, em vários festivais no Brasil e, finalmente, em Biarriatz, na França, onde ganhou o prêmio de melhor documentário, justamente pelo esforço em se manter um cinema de rua em funcionamento”, afirma o proprietário do antigo Cine São Paulo.
Para Chico, a exibição do filme nos cinemas é uma vitória. “Agora ele vai estar nas telas do mundo inteiro e também foi selecionado para ser exibido na TV Cultura”, conta entusiasmado.
A previsão é de que a exibição em TV aberta ocorra no mês de janeiro. “Com isso, o filme deve atingir um público de 3 a 4 milhões de pessoas. Isso mostra o grande sucesso do documentário, que vai levar o nome da cidade de Dois Córregos a todos os rincões do planeta”, finaliza.
A estreia do “Cine São Paulo”, em Dois Córregos, será no dia 1º de novembro, às 19h30, com entrada gratuita e classificação livre. Ao final da exibição, os diretores Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli junto com o protagonista do longa, o Sêo Chico, participarão de um bate-papo descontraído com o público.
O Centro Cultural “Nilson Prado Telles” fica na Avenida Dom Pedro I, nº 320, centro.