Conheça a arte “A Primavera” e um pouco do seu criador, Robson Melancia

Obra localizada em Dois Córregos conta com reconhecimentos nacionais e internacionais

Quem passa pelo bairro Jardim Paulista, em Dois Córregos, não pode deixar de parar e apreciar essa linda arte feita em graffiti em um dos muros da Rua Bauru.

Mas quem será o autor dessa obra que encanta os muros, não só em Dois Córregos, mas em todo o Brasil?

Apesar de ser formado em Publicidade e Propaganda, a paixão de Robson Marques, ou mais conhecido como Robson Melancia, de 47 anos, sempre foi o graffiti. Ele cresceu na cidade de São Bernardo do Campo, em uma funilaria e pintura, e desde muito novo já mostrou gosto pelas tintas.

Com o passar do tempo, Robson foi se aperfeiçoando até conquistar uma premiação em um evento que se chamava “Graffiti, pelo fim da violência contra a mulher”, o que fez ele mergulhar de cabeça nesse meio da arte. A inspiração do artista vem das ruas, das pessoas, dos acontecimentos do cotidiano e dos problemas sociais.

Robson veio para Dois Córregos por conta de parentes que moram no município. Um belo dia ele estava caminhando quando viu o muro e a vegetação que ofereciam condições de uma intervenção. No momento, ele não estava com o material disponível, mas não deixou de se lembrar daquele local.

Quando retornou à cidade, em 2016, ele foi pedir autorização para realizar a arte e teve sinal positivo. Após a conclusão, podemos ver a figura da menina e os cabelos sendo representados pela árvore. O mais interessante, é que na primavera, os ipês roxos aparecem, o que embeleza a obra, que ficou conhecida como “A Primavera”.

Essa arte ficou muito famosa e admirada. Virou motivo de palestra na TEDx de Vannes na França, pelo Laurent Sanchez da Street Art Avenue, foi matéria em mais de 10 países, inclusive em mídias nacionais. A obra foi tão marcante que aparece em livros para ensino fundamental e médio, inclusive ela está presente no livro do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos melhores colégios de São Paulo.

Robson destaca que a região de Dois Córregos não ofereceu tanta credibilidade a essa arte igual as cidades maiores e o exterior. A equipe do jornal O Democrático é o primeiro veículo de comunicação regional a entrar em contato com o artista para a realização da matéria sobre a arte “A Primavera”.

O início da pandemia foi conturbado para o artista, que teve que parar para poder entender o cenário que se encontrava. Depois, começou a trabalhar conforme os decretos permitiam. Atualmente, Robson pode dizer que está próximo do “normal”.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos