De piloto de helicóptero a chefe de canil: mulheres ganham destaque na polícia de SP

O papel de mulheres tem sido cada vez maior em órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O destaque aparece em cargos como piloto de helicóptero, mecânica de aeronaves e até chefe do canil da Polícia Militar. Neste mês da mulher, conheça a história dessas personagens que integram o quadro da segurança de São Paulo.

Ana Carolina Del Picchia: primeira mulher a pilotar um helicóptero da Polícia Civil

A delegada Ana Carolina Del Picchia Nogueira Gonzalez realizou sua primeira missão como piloto do Serviço Aerotático da Polícia Civil em janeiro. Com isso, tornou-se a primeira mulher a pilotar um helicóptero da instituição. O treinamento durou um ano. Delegada desde 2020, Ana atuou na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Francisco Morato e se inscreveu no concurso do SAT após saber que ele não era aberto há 15 anos.

O SAT do qual a delegada Ana Carolina faz parte é subordinado ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). Ele auxilia no trabalho policial de campo, investigação e cumprimento de mandados. A unidade conta atualmente com dois helicópteros e dois aviões, com a previsão de aquisição de mais duas aeronaves. Para ingressar como piloto, é necessário ser delegado e passar por um concurso interno da instituição.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos