Dois Córregos utilizou as postagens do Top Destinos Turísticos para mostrar a importância do patrimônio cultural
Nesta terça-feira (17), foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan em 1937. O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. A data é existe para conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais.
A cidade de Dois Córregos possui dois tipos de patrimônio: o cultura e o gastronômico. Todos são colocados na página do Facebook da Prefeitura Municipal com a tag “Top Destinos Turísticos”. São postagens nas redes sociais de locais e comidas interessantes da cidade, um dia é cultural, no outro é gastronômico. O objetivo é fazer com que a população reconheça o potencial da cidade.
Nesta data especial, foi dado ênfase ao patrimônio cultural, e Dois Córregos está repleto dele, como por exemplo: O Centro Cultural, que é o cinema mais antigo do Estado de São Paulo; a Estação Ferroviária; a Igreja Matriz; entre outros. O objetivo é não deixar a cultura dois-correguense morrer e lembrar a todos sobre a importância de valorizar o que é nosso.
Por conta da pandemia, este ano a principal comemoração foi através do Top Destinos Turísticos. A Diretora do Departamento de Cultura da cidade, Elenir Paulucci, informou que sempre está levantando novas informações, com a ajuda do historiador Doutor Voltolin, sobre a história cultural de Dois Córregos, como os de Casarões, a empresa dos Correios, a Biblioteca Municipal, o Parque Balneário, entre muitos outros.
A cultura é de extrema importância para uma cidade, e esta data foi muito significativa para o reconhecimento do Município. São lugares que muitas vezes os próprios moradores não conheçam. A meta é fazer com que esse valor histórico não se perca.