DOUTOR RESPONDE

As pessoas têm se preocupado mais com a saúde. Mas será que elas estão realmente atentas a tudo? O pé, por exemplo, exige uma atenção especial, mas nem todo mundo tem esse cuidado com eles. A podóloga Tânia Silmara dos Santos Piva fala sobre a importância de manter os pés saudáveis.
O Democrático: Há quantos anos trabalha nesta área?
Tânia Piva: Trabalho há quase 19 anos. Comecei aqui na cidade e continuo até hoje.
O Democrático: Gosta da profissão?
Tânia Piva: Gosto da minha profissão, estou sempre me atualizado e buscando o que tem de melhor para a população.
O Democrático: A podologia cuida de todos os pés?
Tânia Piva: Sim, tanto que hoje existe até a podopediatria e o podoatra, que cuida dos pés infantis. Algumas crianças têm necessidade desde quando nascem, outras vai ter problema mais tarde. Às vezes a pessoa adquire uma unha encravada por mal uso do calçado, que pode ser apertado, ter bico mais fino, salto alto. A gente olha no pé e já sabe do que está precisando.
O Democrático: Como seria o pé com saúde perfeita?
Tânia Piva: É quase impossível encontrar um pé perfeito. Foram poucas as vezes que tive esse prazer. Um pé perfeito precisa estar em conformidade com tudo, com o peso, com a estatura, com a saúde. Mas hoje em dia tudo é possível e a gente consegue deixar o pé bonitinho.
O Democrático: Quando se deve procurar uma podóloga?
Tânia Piva: As pessoas costumam procurar a podóloga quando tem algum problema sério, mas na verdade ela deve procurar sempre, assim como procura um cabeleireiro para cortar o cabelo, um dentista para cuidar dos dentes. É um cuidado que tem que ser frequente. É pessoal e intransferível.
O Democrático: Quais são as doenças mais comuns nos pés?
Tânia Piva: A micose é a mais comum. A lâmina da unha é formada por queratina e os fundos se alimentam dela. Com isso, eles acabam destruindo a unha, umas se soltam, ficam escuras, esfarelam. É bem difícil de cuidar, exige uma atenção além da profissional. Também é comum unha encravada, rachaduras nos pés, frieiras, pés diabéticos, pessoas com transpiração excessiva ou com falta de hidratação nos pés.
O Democrático: É possível prevenir a micose?
Tânia Piva: Sim. A micose pode parecer pelo uso de um calçado apertado, quando as unhas estão cumpridas e entram em atrito. A micose acomete muito mais os pés por causa de calçado fechado e da falta de transpiração, que acaba deixando a unha mais suscetível aos fungos.
O Democrático: Quais são os cuidados essenciais com os pés?
Tânia Piva: Higienizá-los sempre, fazer o corte correto, deixar a unha respirar, porque as pessoas fazem uso contínuo do esmalte, mas é preciso dar uma pausa.
O Democrático: É fácil de cuidar da micose?
Tânia Piva: A micose dá um pouco de dor de cabeça, porque o tratamento é demorado.
O Democrático: É mais comum aparecer no verão?
Tânia Piva: Não, a micose aparece em qualquer época do ano. O que acontece é que no verão as pessoas procuram mais os podólogos, porque vem aquele desespero para usar calçado aberto. A gente vai higienizar, vai deixar mais bonitinha, mais apresentável, mas não vai curar a unha de um dia para o outro.
O Democrático: A saúde do corpo pode ser afetada com a falta de saúde dos pés?
Tânia Piva: Sim. Tanto que muitas pessoas me procuram, porque precisam passar por cirurgia e o médico diz que não vai fazer enquanto não cuidar dos pés, já que eles são entrada de infecção.
O Democrático: Qual a recomendação para manter os pés saudáveis?
Tânia Piva: Ter atenção com o corpo no dia a dia, saber como se cuidar, procurar um profissional capacitado, que utiliza materiais esterilizados, descartáveis. Todo mundo sabe o que é certo ou errado. Só é preciso cuidado, prestar atenção e sempre buscar auxílio.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos