Doutor Responde

A brucelose é uma infecção bacteriana que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Evitar os produtos lácteos não pasteurizados e tomar precauções quando se trabalha com animais ou em um laboratório pode ajudar a prevenir a doença, o Jornal O Democrático conversou com o Médico veterinário, Dr. Alex Dukans.

O Democrático: O que é brucelose?
Alex Dukans: A brucelose bovina é uma doença causada pela bactéria Brucellaabortus. O abortamento ocorre geralmente no último terço da gestação, sendo o principal sintoma dessa enfermidade. Além disso, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, inflamação das articulações e inflamação dos testículos também são sinais clínicos apresentados.

O Democrático: Quais o prejuízo que pode apontar a queda da produtividade?
Alex Dukans: Em relação aos prejuízos pode-se apontar queda da produtividade, menor produção de leite, baixos índices reprodutivos, aumento no intervalo entre partos, morte de bezerros precocemente e perda de animais.

O Democrático: Como é feito o controle da Brucelose?
Alex Dukans: O controle da doença é feito através de vacinação de bezerras com idade entre 3 a 8 meses de idade por um veterinário.

O Democrático: O que a brucelose causa no ser humano?
Alex Dukans: A doença, que é responsável por incapacidade para o trabalho ou diminuição do rendimento profissional, atinge principalmente trabalhadores que manejam animais e da cadeia de produção de laticínios, carnes e seus derivados.

O Democrático: O tratamento é feito somente com um médico?
Alex Dukans: A vacinação só pode ser feita por médico veterinário, pois a profilaxia é feita com vacina Viva Atenuada. O risco de infecção é alto.
O Democrático: Qual é o principal meio de introdução da brucelose num rebanho sadio?
É pela aquisição de bovinos infectados. A transmissão do germe se dá principalmente pela via oral, devido a dois fatores:
a) O hábito de um bovino sadio lamber a genitália de uma fêmea doente.
b) A ingestão de alimentos contaminados por urina de bovinos doentes, fezes de bezerros recém-nascidos de vacas doentes, corrimento uterino, restos da placenta, líquidos e restos fetais.

O Democrático: Quais são os prejuízos que podem ser causados pela brucelose?
Alex Dukans: Os prejuízos são a desvalorização do animal, redução na produção de leite, e no nascimento de bezerros fracos.

O Democrático: Em caso da Brucelose humana, como é feito o tratamento?
Alex Dukans: O tratamento da brucelose humana é feito com antibióticos. Se a doença não for tratada adequadamente, pode se tornar crônica. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas é essencial procurar um médico profissional para avaliação detalhada do quadro.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento gratuito da brucelose humana aos estados e seus municípios. Os medicamentos da terapia antibacteriana poderão ser receitados após avaliação médica e confirmação do diagnóstico por exames laboratoriais.
Em animais o tratamento não é recomendado, por isso esses animais devem ser encaminhados para abate sanitário.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos