A data se estende até 31 de dezembro e a declaração de imunização deve ser feita pelo produtor rural até 7 de janeiro
Foi prorrogado o prazo para a vacinação contra a febre aftosa no município de Dois Córregos. A data se estende até 31 de dezembro e a declaração de imunização deve ser feita pelo produtor rural até 7 de janeiro. É uma ação do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da cidade.
A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do MAPA.
A doença é causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.
A data foi prorrogada por causa da dificuldade na aquisição de insumos e consequentemente na aplicação de vacinas. Além disso, também foi ampliada a imunização contra a brucelose até o fim do mês.
A doença é causada por uma bactéria conhecida como Brucella abortus, que infecta o interior das células. Por causa disso, é uma infecção muito resistente ao tratamento, inclusive ao uso de antibióticos.
As bactérias do gênero Brucella são muito específicas. Enquanto outros microrganismos, como os causadores da salmonela, afetam um grande grupo de seres vivos, cada espécie de Brucella é responsável por infectar um determinado tipo de animal. Fica um alerta aos produtores rurais para que mantenham a vacinação dos animais em dia, e não se esqueçam de realizar a declaração de vacinação até o prazo estabelecido. Para mais informações, pode ligar no telefone: 3652-1341.