A medida beneficia 2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 18, a antecipação de 8 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra COVID-19 da Pfizer para o público maior de 18 anos. A medida beneficia 2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose e, agora, poderão concluir seu esquema vacinal cinco semanas antes do prazo indicado na carteira de vacinação.
Para reforçar as orientações à população, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre esta medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferir a sua carteira de vacinação.
Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 21 dias a partir da data da primeira dose, e mesmo que o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha.
A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de 8 semanas e a antecipação para o público será adotada mediante disponibilização de mais doses de Pfizer pelo Ministério da Saúde.
Idosos e profissionais da saúde que receberam a segunda dose há no mínimo seis meses, devem comparecer na central de vacinação para se imunizarem com a dose de reforço.