Laranja paulista migra para outros Estados para escapar de praga; novas áreas investem em controle

Para escapar do greening, doença que afeta os laranjais, citricultores paulistas estão migrando os pomares para Estados ainda livres da praga. Atualmente o polo citrícola brasileiro está concentrado nos Estados de São Paulo, com 77% da produção nacional, Minas Gerais e Paraná. Essa região está sob forte pressão da doença causada por uma bactéria transmitida pelo psilídeo, inseto parecido com uma cigarrinha. O ataque da bactéria reduz a produção e, em casos extremos, exige a erradicação dos pomares.

 Por ser um Estado ainda livre da doença e com boa oferta de terras, o Mato Grosso do Sul tem atraído a atenção para novos investimentos do setor. O grupo Cutrale, conglomerado de empresas que lidera as exportações brasileiras de suco de laranja, vai aplicar R$ 500 milhões no plantio de 5 mil hectares de laranjais no Estado. O investimento será na fazenda Aracoara, às margens da rodovia BR-060, entre a capital Campo Grande e Sidrolândia, na região central do Estado. A área vai receber 1,73 milhão de pés de laranja irrigados.

O projeto foi anunciado pelo governo do Estado. A Cutrale confirmou que esteve reunida com o governo do Mato Grosso do Sul para tratar de investimentos na citricultura da região. “A empresa não tem informações a adicionar, além das que já foram veiculadas pelas autoridades governamentais sobre o assunto em referência”, disse, em nota

 Como é a doença

O greening ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. No Brasil, a doença é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus, transmitida pelo psilídeo Diaphorina Citri. O primeiro sintoma é o surgimento de folhas amareladas com manchas irregulares. As laranjas não amadurecem completamente, ficam com coloração verde clara e não crescem, acabando por cair precocemente. Apesar de ser causada por uma bactéria, a doença não é transmitida para as pessoas.

Fonte: estadão

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos