Uma forte onda de calor, com temperaturas altíssimas poderá atingir a região a partir do próximo domingo, segundo alerta o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. O calor intenso poderá chegar a 39 graus na segunda-feira, dia 13 e vai atingir o interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Ainda de acordo com o Inmet, essa onda é atípica e poderá ser a mais rigorosa do ano.
De acordo com o médico Guaraci Antonio Barroso, consultado pelo portal G1, o perigo maior está para os idosos. Ele explica que a desidratação é uma das causas que mais causam mortes em consequência do calor intenso. Jovens, explica o médico, têm cerca de 65% de líquido e 35% de massa muscular. Já os idosos têm muito a meio. Isto é, 50% de massa e 50% de líquido. Com isso, os mais velhos tendem a se desidratar com mais rigor.
A solução para conter a desidratação é ingerir líquidos. Não espere pela sede. Beba líquido mesmo sem ter sede. A garrafinha é a fiel companheira. Mesmo sem sede, beba líquido. Além da água, os sucos são recomendados desde que naturais. Guaraci Antonio Barroso diz que sucos artificiais e refrigerantes não hidratam. Os exercícios físicos devem obedecer os horários: antes das 8h ou depois das 18h.
Quanto às roupas, o ideal é optar por malhas e cores claras, bermudas, calçados abertos ou tênis que possuem circulação de ar. Recomenda-se evitar o uso de meias: “Não usem meias porque elas retêm calor no corpo, e isso faz com que você tenha hipertermia precocemente, gerando desidratação” , aconselha o médico.
SINTOMAS
A desidratação apresenta alguns sintomas, como: Urina amarela ou amarela escura, Dores de cabeça repentinas; Náuseas; Maior irritabilidade;
Nos idosos, os sintomas podem ser ainda mais intensos, apresentando: Dores abdominais; Vômitos; Cãibras musculares; Descompensação de doenças crônicas; Insuficiência cardíaca. Com informações do portal G1.
Fonte: Plantão de Notícias