A Justiça Eleitoral divulgou o calendário para a eleição que definirá o novo prefeito de Mineiros do Tietê. O pleito será realizado em 2 de outubro. Os eleitores da cidade precisarão ir novamente às urnas devido à impugnação da candidatura de Luiz Gustavo Ferrarez, conhecido como Gustavo Chitinha (PSL). Ele foi o mais votado na eleição municipal de 2020 para o cargo de prefeito, com 2.800 votos (41,99%), mas não pôde assumir a cadeira do Executivo. Chitinha chegou a recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, mas o recurso foi negado.
O período de convenções para definir os candidatos ao cargo de prefeito de Mineiros do Tietê será de 26 a 31 de agosto. As candidaturas devem ser registradas no Cartório Eleitoral ou na internet até 3 de setembro. Já a partir de 4 de setembro, tem início a propaganda eleitoral. Segundo o juiz Alexandre Vicioli, as regras são as mesmas do pleito anterior. “Vigoram as mesmas proibições da eleição passada. Principalmente na internet, é permitido apenas o impulsionamento, desde que expressamente identificado quem está patrocinando. Os adesivos dos veículos devem seguir as medidas exatas; locais públicos não podem ser adesivados, e panfletagem e santinhos permanecem como está”, alerta.
Os candidatos têm até o dia 7 de setembro para apresentar o Plano de Mídia para a propaganda eleitoral gratuita. Os concorrentes ao cargo de chefe do Executivo de Mineiros do Tietê também poderão participar de debates e entrevistas. “Os debates e as entrevistas podem ser realizados, assim como nas eleições passadas, mas desde que seja dada a mesma visibilidade a todos os candidatos”, explica Vicioli.
Para que os eleitores de Mineiros do Tietê estejam aptos a participar da eleição, a partir de 3 de setembro, o Cartório Eleitoral fará plantões de atendimento aos sábados, domingos e feriados. “Dessa forma, as pessoas podem atualizar e regularizar eventual pendência em tempo da votação”, ressalta o juiz. Porém, nesta eleição, apenas os eleitores inscritos até 5 de maio de 2021 poderão votar. “Se alguém quiser transferir o título para a cidade, agora não será possível. A eleição será baseada na lista de eleitores cadastrados até essa data”, esclarece Alexandre Vicioli.
A eleição será realizada no dia 3 de outubro, das 7h às 17h. Os eleitores deverão comparecer com o título eleitoral ou com um documento de identidade com foto. “Compareçam às urnas, votem tranquilos e votem conscientes”, finaliza o juiz. Após o pleito, a Justiça Eleitoral terá até 8 de novembro para realizar a diplomação do candidato eleito. Assim que estiver diplomado, a Câmara Municipal designará a data para a posse do novo prefeito.