Novo decreto impõe medidas restritivas na cidade

Na última segunda-feira, dia 15, a Prefeitura Municipal de Dois Córregos publicou um novo decreto prorrogando a quarentena até o dia 28 de junho. As medidas previstas no documento já estão em vigor. A “Quarentena Consciente” foi estipulada por meio do Pacto Regional de Bauru, que envolve 42 municípios. A prorrogação acompanha o Decreto Estadual do Governador João Dória.


O novo decreto do município precisou ser elaborado após a região de Bauru ser reclassificada pelo Governo do Estado de São Paulo para a fase 2 (laranja) do Plano SP. Antes, a região havia avançado para a fase 3 (amarela), que ampliava a flexibilização de serviços considerados não-essenciais. Porém, com o avanço no número de casos confirmados da COVID-19, de óbitos em decorrência da doença e da taxa de ocupação dos leitos hospitalares, o Governo determinou o retrocesso para uma fase anterior, mais restritiva.


Segundo o Prefeito Ruy Favaro, com esse cenário e com a confirmação da transmissão comunitária do novo coronavírus no município, novas ações precisaram ser adotadas. “Tivemos que reduzir o horário de atendimento ao público do comércio em geral e também de escritórios de contabilidade, advocacia e imobiliárias. As atividades administrativas internas podem ocorrer normalmente, entretanto, o atendimento presencial teve que ser reduzido em todos os segmentos de atividades não-essenciais”, explica. O comércio em geral pode permanecer o atendimento ao público das 10h às 16h. Já nos escritórios, o atendimento foi reduzido para 4 horas diárias.
“As atividades essenciais permanecem como já estavam. Porém, alguns outros setores foram novamente afetados, como as academias, que estavam atendendo até cinco pessoas por horário. Agora, só pode atender quem tiver prescrição médica”, informa Ruy. Com relação ao atendimento com personal trainer, também houve mudança. “Não poderá mais atender dentro da academia, mas poderá realizar atividades em grupo em áreas abertas”, esclarece.


Também sofreram impactos os restaurantes, bares e lanchonetes. “Agora, esses estabelecimentos têm que optar em atender das 11h às 15h ou das 18h às 22h”, diz. O Prefeito ressalta que os atendimentos por delivery e drive-thru permanecem autorizados. “As adaptações foram feitas apenas em relação aos atendimentos ao público de forma presencial”.


Com relação ao funcionamento das igrejas, a recomendação é para que retornem com as atividades virtuais. “Voltem com as lives de pregação, evangelização, missas e celebrações. Aquelas igrejas que quiserem manter presencialmente, devem respeitar o distanciamento, o uso obrigatório de máscara e até 30% da sua capacidade. Mas, caso o quadro epidemiológico da cidade se agrave, podemos endurecer as regras a qualquer momento”, afirma.


Ainda segundo Ruy, as medidas restritivas foram impostas para preservar a saúde da população. “Infelizmente houve um relaxamento. As pessoas não estavam mais usando máscaras, respeitando o isolamento social, o distanciamento e estavam promovendo aglomerações. Por isso, tivemos que impor um regramento maior na cidade, para preservar a saúde das pessoas e a saúde pública do município. Quem puder permaneça em casa e quem tem que trabalhar que realmente trabalhe respeitando as normas restritivas e as normas de orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, que têm sido amplamente divulgadas”.
Outras ações da Prefeitura Municipal estão previstas para intensificar a conscientização e a prevenção ao contágio do novo coronavírus. “Vamos colocar um carro de som nas ruas para comunicar e lembrar as pessoas que não estamos em férias. Adotaremos ações técnicas, com restrições e critérios. Enfrentaremos a COVID-19 com muita competência a ponto de resguardar a saúde da população. Assim, quem sabe, lá em 29 de junho, a gente possa novamente avançar, dando mais liberdade ao comerciante e aos prestadores de serviços”, ressalta o chefe do executivo.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos