Iniciativas reforçam cooperativismo com incentivos para a compra de equipamentos agrícolas e parcerias; obras; obras na rodovia vão beneficiar mais de 76 mil moradores da região
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou, nesta segunda-feira (21), medidas para fortalecimento do agro paulista durante a abertura da Coopercitrus Expo 2025, feira de agronegócio realizada em Bebedouro, na região de Barretos. No mesmo município, o governador inspecionou as obras de construção de um viaduto no km 397 da Rodovia Armando de Salles Oliveira (SP-322).
“O agro se desenvolveu por causa de muito trabalho e investimento em tecnologia. Foi muito esforço, muita pele queimada pelo sol e muito calo nas mãos que fizeram com que nosso agronegócio se tornasse uma referência mundial. E temos aqui a Coopercitrus, uma entidade super importante para o setor e que é a casa do nosso agricultor na região. Esta é uma cooperativa que começou com a laranja, mas avançou nas culturas da cana-de-açúcar e do café, além da proteína animal, e é onde as raízes se desenvolvem e se fortalecem. Celebramos muitas coisas em prol do nosso agronegócio e nossa visita a Bebedouro ainda é uma oportunidade para vermos as obras na SP-322, que vai beneficiar toda a região”, afirmou o governador.
Entre os anúncios realizados no evento está a recriação da Diretoria do Cooperativismo, para alavancar ações para o desenvolvimento do setor e melhorar a competitividade do agronegócio paulista. Em São Paulo, o cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento do setor, impulsionando a competitividade e o crescimento sustentável. Atualmente, o estado conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados.
Durante a abertura do evento, o Governo de São Paulo firmou um termo de parceria do Programa Canephora SP entre a Secretaria de Agricultura e a Coopercitrus, com o objetivo de aumentar o cultivo do grão de café Coffea Canephora na região.
O programa Pró-Trator e Implementos também teve avanços e incluirá a partir de agora as cooperativas, que terão acesso a créditos para compra de equipamentos, incentivando novos convênios para a expansão da linha. Recentemente, foram firmadas parcerias com bancos de cooperativas.
Coopercitrus
A Coopercitrus é uma das parceiras credenciadas do Programa Irriga +SP, que liberou R$ 200 milhões para que produtores rurais possam investir em projetos de infraestrutura agrícola sustentável, incluindo sistemas de irrigação, energia fotovoltaica e tecnologias de agricultura de precisão.
Até o momento são 21 propostas em andamento, somando mais de R$ 21 milhões em crédito. A linha de crédito é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, via Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), com a Desenvolve SP. O objetivo é transformar os atuais 6% de áreas irrigáveis em 15% até 2030 no Estado.