Prefeitura de Dois Córregos realiza teste em massa para COVID-19

No próximo domingo, dia 21, a Prefeitura Municipal de Dois Córregos realizará um drive-thru para testar a população dois-correguense para a COVID-19. O teste em massa será no Centro de Convivência do Idoso, a partir das 8h. Ao todo, serão aplicados 560 testes. O objetivo é alcançar uma amostragem de 2% da população da cidade. A medida foi adotada após o Vigilância Epidemiológica confirmar a transmissão comunitária do novo coronavírus no município.


De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Elaine Scarpim Nais, caso o morador apresente diagnóstico positivo para a doença, a testagem será ampliada para a família. “Não temos como fazer os testes em todos os munícipes. Nós faremos em 2% da população, de forma aleatória. Nossa intenção é verificar como está a circulação do vírus na nossa cidade. Decidimos fazer os testes no sistema drive-thru, em carros que estiverem com até duas pessoas e em motos com apenas o condutor. Caso o resultado seja positivo, nós estudaremos o restante da família que mora na mesma casa”, explica.


O resultado do exame é liberado cerca de 15 minutos após a realização. Porém, a Saúde esclarece que a informação será divulgada posteriormente. “Nós vamos marcar o nome, o telefone e o endereço. Depois, entraremos em contato para informar se o resultado foi positivo ou negativo. Nos casos que testarem positivo, uma equipe da Saúde irá até o endereço para aplicar o teste nos outros moradores. Dessa forma, conseguiremos saber qual a real situação da nossa cidade”, afirma Elaine.


Além dessa amostragem, os testes rápidos também serão aplicados em grupos específicos. “Faremos a testagem nos trabalhadores da Santa Casa, da Maternidade e do Pronto-Socorro, porque estão na linha de frente. Também faremos nos profissionais do Departamento de Transporte e das unidades de saúde. Ao todo, aplicaremos cerca 230 testes na rede pública e 107 na rede privada”, diz a diretora de Saúde.


Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado ontem à noite, o município registra 30 casos confirmados da COVID-19, sendo duas mortes em decorrência da doença. Desse total, 4 permanecem em tratamento hospitalar e 16 em isolamento domiciliar. Outras 8 pessoas já estão curadas. Ainda há 16 casos suspeitos, que aguardam resultados de exames.
Segundo Elaine, o aumento significativo no número de vítimas do novo coronavírus se deve à transmissão comunitária, ou seja, com a circulação do vírus na cidade, e também por causa do aumento no número de testes. “Além do Instituto Adolfo Lutz, em Bauru, agora os laboratórios particulares da nossa cidade também começaram a fazer a testagem. Com isso, mesmo que a pessoa não tenha procurado atendimento público, foi até o particular e recebeu o diagnóstico positivo”, destaca.


A diretora do Departamento de Saúde reforça a necessidade do isolamento social. “Nós tivemos que retroceder porque a população não colaborou da forma que a gente precisava. As pessoas não estavam acreditando. Tivemos relato de muitas festas no fim de semana. Agora, a população sofrerá as consequências. Por isso, pedimos que todos colaborem, para que a gente não precise retroceder ainda mais”, finaliza.


A testagem nós moradores do Distrito de Guarapuã será realizada no dia 27 de junho. O local e o horário ainda serão divulgados.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos