Segundo especialistas, a terceira dose é essencial por causa da queda de proteção para esse público; dose de reforço será feita com a vacina que estiver no posto
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na coletiva desta quarta-feira (25), que os moradores do estado, acima de 60 anos, irão receber a terceira dose de vacina contra a covid-19. As aplicações iniciarão em 6 de setembro.
“Desde a semana passada, o Comitê Científico vem discutindo com a área da Saúde a proteção das pessoas com mais idade. Essa decisão foi finalizada hoje pela manhã para aumentar a proteção das pessoas com mais de 60 anos”, disse o Governador João Doria.
Segundo João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência, a dose de reforço será feita com a vacina que estiver disponível no posto de saúde, independentemente de qual imunizante foi tomado anteriormente pelo idoso.
A medida vale para todos aqueles que já completaram a segunda dose há mais de seis meses. Já os que tomaram a segunda dose há menos de seis meses ainda deverão aguardar para tomar a terceira dose. Não haverá necessidade de um novo cadastro no site Vacina Já, pois o mesmo será mantido.
A terceira dose de vacina para idosos têm sido pedida por especialistas por causa da queda na proteção para esse público, o que vem provocando aumento no número de internações para essa faixa etária, mesmo entre os já vacinados, desde o mês passado. Ela também é necessária por causa da variante delta que vem provocando aumento de casos de covid-19 em todo o mundo. A partir da segunda quinzena de setembro, a pasta vai distribuir doses de reforço das vacinas da AstraZeneca, da Pfizer e da Janssen.