Uma das perguntas mais frequentes nos últimos dias é quanto ao retorno das aulas em todo o estado de São Paulo. O secretário de Educação do Estado de São Paulo Rossieli Soares estabeleceu um plano para o retorno dos alunos às salas de aula.
O plano de retorno estadual, municipal e privado prevê a retomada gradativa de 13 milhões de estudante em três etapas.
A primeira etapa está prevista para receber apenas 5% do total de estudantes, a segunda etapa seriam 35% dos alunos e a terceira etapa com 70% dos alunos.
Segundo o secretário as etapas terão início em 8 de setembro, mas a retomada só será efetivada quando todas as diretorias regionais de saúde estiverem durante 28 dias na fase amarela. A segunda etapa será efetivada quando 60% das diretorias regionais de saúde estiverem na fase amarela e a terceira etapa ocorrerá com o alcance de 80% das diretorias regionais de saúde na fase verde.
Dessa forma, após a retomada, apenas a região que regredir ou demonstrar casos preocupantes de corona vírus será restringido e não mais de forma geral como atualmente.
Apenas no dia 4 de setembro haverá pronunciamento sobre a confirmação da reabertura que deverá ocorrer a partir do dia 8 de setembro com todas as regras de distanciamento de 1,5 metro entre os alunos e outras medidas para evitar a contaminação na rede de ensino, Estadual, Municipal e Particular.