DOUTOR RESPONDE

O cuidado com a higiene bucal é imprescindível para a saúde. Mas, mesmo quando se tem cuidado, um acidente ou, até mesmo, a idade, pode provocar a perda de um ou mais dentes. Além da aparência, a perda de dentes prejudica também a alimentação, já que dificulta o processo de mastigação. Por isso, uma das principais alternativas para suprir a ausência dentária é o implante. Quem explica melhor o assunto é o cirurgião-dentista Renato Landgraf Neto.

O Democrático: Quando é necessário colocar prótese?

Renato Landgraf Neto: A prótese é feita para devolver a ausência de elementos dentários. Isso pode ser em pessoas novas ou mais velhas. Hoje em dia, temos uma diversidade muito grande de próteses.

O Democrático: A prótese é indicada em qualquer idade?

Renato Landgraf Neto: Pode ser em qualquer idade. O que muda é o tipo de prótese. Um implante dentário, por exemplo, não pode ser colocado em adolescente, que está em fase de crescimento. Mas, passou da fase de crescimento, todas as próteses servem para todas as pessoas.

O Democrático: O que diferencia uma prótese da outra?

Renato Landgraf Neto: O que vai diferenciar é a qualidade do dente. Temos um leque muito grande de próteses. Os dentes variam desde resina até porcelana.

O Democrático: Qual a durabilidade de uma prótese?

Renato Landgraf Neto: Com dentes de resina, duram menos do que com dentes de porcelana. Varia muito da qualidade do dente e quanto o paciente pretende gastar. Os dentes duram, em média, 15 anos.

O Democrático: A prótese é a melhor indicação para a substituição do dente?

Renato Landgraf Neto: Sim, a prótese é a indicação. Se perder o elemento dentário, um ou vários, deve procurar um cirurgião dentista para que ele indique o melhor procedimento.

O Democrático: A prótese altera alguma coisa na boca?

Renato Landgraf Neto: Hoje em dia, a gente consegue uma qualidade muito grande. Mas isso varia muito de profissional para profissional. Além disso, também depende do laboratório protético, que tem que ser de qualidade para corresponder ao que a gente espera.

O Democrático: Quais são os tipos de próteses?

Renato Landgraf Neto: Existem vários tipos: próteses adesivas, pino de titânio, prótese parcial, entre outras. O ideal, sempre, é procurar um cirurgião dentista para que ele indique a melhor para cada caso.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos