DOUTOR RESPONDE

O exame de DNA ficou muito conhecido por causa da sua popularização em um programa televisivo. Ele é realizado em casos específicos e o resultado é 100% garantido. Para explicar melhor o assunto, o jornal O Democrático conversou com o biomédico Flávio Marmontel.

O Democrático: Em quais situações o exame de DNA é realizado?
Flávio: No caso onde há dúvida sobre a paternidade da criança. Pode ser tanto o recém-nascido, como pessoas que foram adotadas. Na maioria das vezes em que o exame é realizado, os pais não são casados, por isso a dúvida da paternidade é mais frequente. Além disso, é comum também quando a pessoa é adotada, e ela pode ter dúvidas sobre a verdadeira paternidade.

O Democrático: Exame de DNA é realizado apenas com ordem judicial?
Flávio: Não. O exame não necessariamente precisa ser realizado com ordem judicial. Ele pode ser realizado a qualquer momento.

O Democrático: Quem geralmente solicita o exame?
Flávio: Na maioria dos casos, o pedido é feito pela mãe. Mas também há houve casos em que o suposto pai quis saber se o filho realmente era dele e fez o exame.

O Democrático: Como o exame é feito?
Flávio: Há mais de uma forma, mas a mais tradicional é pela coleta de sangue feita com um furo no dedo. Também temos a opção de fazer com a saliva e com fios de cabelo. Sempre com amostras do suposto pai e do filho.

O Democrático: Qual a efetividade do exame?
Flávio: O exame é 100% confiável e seguro. A coleta é feita diante da mãe e do pai, além de uma testemunha. Após a coleta do material para análise, tudo é lacrado e assinado pelo pai e pela mãe.

O Democrático: Como é feito o exame com fio de cabelo?
Flávio: Esse método é o mais incomum. As pessoas pensam que com um fio de cabelo conseguirá realizar o exame, mas não funciona assim. Para esse método, são necessários 30 fios de cabelo, o que é o torna inviável.

O Democrático: Apenas pessoas com idade acima de 18 anos podem solicitar o exame?
Flávio: Não. Mas quando a pessoa tem idade inferior a 18 anos, precisa que algum responsável, seja o pai, a mãe ou, até mesmo, o marido, para assinar.

O Democrático: O resultado é rápido?
Flávio: Após a realização da coleta, o material é enviado para o laboratório e o resultado fica pronto em cerca de 15 a 20 dias.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos