Invadiram meu Instagram. O que fazer?

Muitas pessoas têm procurado as Delegacias de Polícia com queixas de terem suas contas de Instagram invadidas, ou mais tecnicamente, “hackeadas”. Essa situação, na maioria das vezes causa prejuízos não só materiais, como de ordem moral e social, pois podem ocorrer difamações, injúrias, calúnias e até extorsões.

Logo, são importantes algumas dicas para evitar essa invasão:

1-Ative a autenticação em 2 fatores;

2- Evite tornar público o seu número de telefone vinculado ao Instagram. Os criminosos usam esse número com outras fraudes para hackear suas contas, não só das redes sociais.

3- Prefira aplicativos autentificadores para realizar o duplo fator de autenticação da suas contas em redes sociais. Como o “Google Authenticator” ou o “Microsoft Authenticator”

4- Jamais forneça a ninguém os links ou códigos de confirmação que lhe forem enviados por e-mail ou sms

Agora, caso a invasão tenha ocorrido, algumas medidas, antes daquelas de ordem policial, e investigativa, devem ser tomadas:

a) Avise o maior número de parentes, amigos do ocorrido e os instrua a não comprar nada que for anunciado ou enviar qualquer valor solicitado;

b) Saia de todas as contas (diferentes telefones celulares, computadores, etc) no aplicativo Instagram;

c) Ao fazer o “login” insira o nome de usuário da conta hackeada

d) Selecione a opção “esqueceu a senha”

e) Selecione a opção “Precisa de mais ajuda”

f) Com a página do perfil aberta, verifique se reconhece o e-mail constante na mesma, trecho dele ou o número do celular vinculado

g) Se reconhecer tais dados, toque no botão “enviar código de segurança”, o qual deve então ser inserido para a recuperação da conta

h) Caso tenha havido alteração do e-mail ou telefone de recuperação, acione o botão “não consigo acessar este e-mail ou o número do telefone”

i) Então selecione a opção “minha conta foi invadida” e toque em “avançar”

j) Caso tenha uma foto na conta, selecione a opção “sim, eu tenho uma foto na minha conta”

k) Insira seu e-mail no campo indicado e toque em “enviar”. Você receberá um e-mail com código de confirmação que deverá ser inserido no campo indicado para confirmação.

l) Então será solicitada a gravação de um “selfie” para auxiliar na recuperação da conta

m) Se tudo correr bem, será enviado um e-mail com um link para recuperação da conta.

Tomadas tais providências, registre um boletim de ocorrência. Marcelo Góes  – Delegado da Delegacia de Investigações Gerais – DIG e Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes – DISE de Jaú

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos