A operação “Heavy Metal” deflagrada na manhã desta sexta-feira, 26, pela Prefeitura de São Carlos, em parceria com as Polícias Militar e Civil, Secretaria Estadual da Fazenda e empresas de telefonia e energia, localizou nas primeiras horas mais de duas toneladas de materiais suspeitos.
O material foi localizado em dois estabelecimentos, um na Vila Morumbi e um no Parque São José. Foram mais de 2 toneladas de sucata de cobre proveniente de cabos telefônicos e cabos de alumínio de ramal de serviços com características dos utilizados pela empresa de energia. Nos dois locais, os proprietários não tinham nota fiscal. Os dois foram interditados pela fiscalização.
A operação foi organizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e contou com apoio da Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
“O problema de furtos de fios em São Carlos está muito grave. Diariamente unidades de saúde, escolas e empresas sofrem com a falta de energia, telefonia e internet por causa desses delitos. Montamos uma força tarefa. Trouxemos as grandes empresas da área para nos dar apoio. Também estamos endurecendo a legislação para coibir o comércio irregular de fios nos comércios de sucata da cidade. Só acontece o furto porque alguém compra o material”, explicou Samir Gardini, se secretário de Segurança Pública e Defesa Pessoal.
O material está sendo recolhido e será apresentado na DIG. Aproximadamente 60 pessoas estão envolvidos na operação. No final do dia, a Secretaria de Segurança Pública fará um balanço da operação.
Fonte – São Carlos Agora