Operação Verão Integrada leva redução de roubos ao litoral de SP em meio ao recorde de turistas

Governo de São Paulo coordenou de forma inédita ações integradas não só para segurança, mas também saúde, lazer e saneamento

Segurança pública

Na segurança, além da redução de 32,05% nos roubos, que passaram de 1.036 para 704 ocorrências, os dados mostram queda de 45,31% nos roubos de veículos, que passaram de 128 para 70 casos no período analisado. Os furtos em geral recuaram 2,40%, enquanto os furtos de veículos diminuíram 12,70%, de 441 para 385 ocorrências. Até 15 de janeiro, a Polícia Militar somou 433 presos e apreendidos, localizou 48 veículos roubados ou furtados e apreendeu 19 armas. Os dados da Secretaria da Segurança Pública são preliminares, já que a operação segue até março.

LEIA TAMBÉM: Operação Verão Integrada: 150 drones monitoram o litoral para garantir a segurança dos banhistas

A Operação Verão Integrada mobiliza 4.075 policiais militares e 436 viaturas nos litorais norte e sul, um aumento de 22,7% no efetivo em relação a 2024, com apoio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Pela primeira vez, o monitoramento da orla conta com sete drones e três aeronaves. Cerca de 2,8 mil policiais atuam na Baixada Santista e 861 no Litoral Norte, além da participação de 253 bombeiros e 147 policiais do Policiamento Rodoviário.

O planejamento inclui unidades especializadas, como os Comandos de Policiamento de Choque, Rodoviário, Ambiental e de Aviação, além do reforço no Centro de Operações da Polícia Militar. Ao menos 13 cidades do litoral sul e norte participam do programa Muralha Paulista, com cerca de 1,7 mil câmeras, parte delas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP reforça segurança nas praias em meio a recorde de salvamentos; entenda a rotina dos salva-vidas

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
últimas no jornal o democrático
agenda regional

Próximos eventos