No Brasil, qualquer profissão é desafiadora. Mas em um país, que ainda tenta se recuperar de uma intensa crise financeira, algumas profissões têm desafios ainda maiores. Uma delas é a de administrador de empresas. Muitas fecharam as portas nos últimos anos e, se manter em pé, é um batalha e tanto. Sobre essa profissão, o jornal “O Democrático” conversou com Leandro Luiz Mangili.
O Democrático: Qual a sua profissão?
Leandro Mangili: Sou administrador de empresas.
O Democrático: Qual a sua formação?
Leandro Mangili: Eu tenho formação técnica na área de construção civil. Eu sou técnico em edificações, com mais de 20 anos atuando na área. Mas, quando fui me graduar, não consegui fazer Engenharia e nem Arquitetura. Então, me interessei por Administração.
O Democrático: Se especializou em alguma área?
Leandro Mangili: Depois da Administração, me abriu a vontade de trabalhar na iniciativa privada. Eu me pós-graduei em Gestão Empresarial e, mais à frente, em Gestão de Pessoas. Também iniciei o mestrado em Engenharia de Produção, mas me especializado na área industrial.
O Democrático: Quando começou a trabalhar na área?
Leandro Mangili: Quando eu estava concluindo o superior em Administração, fui contratado como estagiário na Zanzini, no ano 2000. Logo depois, veio a efetivação.
O Democrático: Em qual setor já atuou?
Leandro Mangili: Na empresa, atuei em atividades na área de qualidade, projeto e certificação, e, há alguns anos, aceitei o desafio junto com uma equipe de trabalhar na área de Recursos Humanos, na gestão de pessoas, e isso tem me trazido muitos aprendizados.
O Democrático: Em quais áreas um administrador pode atuar?
Leandro Mangili: A ciência da administração é muito ampla. São várias as áreas. A pessoa precisa despertar o que ela tem de virtude, de dom, e se especializar. Apesar de o mercado de trabalho exigir muito mais do que a gente saiba, o desafio é o que nos move a uma superação constante. Nós nunca estamos completos.
O Democrático: Quando criança pensava em ser o que?
Leandro Mangili: Eu tinha muitas dúvidas. Vim de um infância em que meus pais extraordinários sempre deram oportunidades e possibilidades a mim e ao meu irmão, de levarmos o estudo a sério. Tivemos o privilégio de começar a trabalhar só a partir dos 14 anos, pois eles começaram bem antes. Toda mãe sonha em ter um filho médico, mas eu sonhei com construção civil, depois houve essa mudança para administração, que é o que me faz feliz até hoje.
O Democrático: Você recomenda essa profissão?
Leandro Mangili: Sim, e muito. O mercado de trabalho hoje necessita de administradores, de gestores por completo, que precisam exercitar tudo aquilo que é passado através da ciência. É uma área muito ampla, mas que abre oportunidades todos os dias. A pessoa tem a opção de fazer administração geral ou administração já na área específica. O leque de oportunidades é enorme e o mercado está precisando.